
O Centro de Curitiba
O CENTRO esteve na @smartcityexpocuritiba para acompanhar a palestra do arquiteto @washfajardo, um dos principais urbanistas do país, ex-secretário de planejamento urbano do Rio de Janeiro. Ele nos concedeu uma entrevista exclusiva, e você pode ler um pouquinho aqui:
– Como estimular a revitalização dos centros das grandes cidades?
– A primeira coisa importante de entender é que os centros das cidades não são apenas centros históricos, mas territórios com muito potencial futuro de desenvolvimento. Prédios históricos são ótimos para startups, pequenos negócios, novas moradias. Os Centros têm em geral uma grande oferta de atividades culturais, importante para jovens e famílias. Observando apenas o aspecto de memória, deixamos de perceber que esses territórios podem ganhar vitalidade e passar a fazer sentido para as novas gerações.
– Como resolver o problema dos prédios abandonados?
– Parece complicado, mas não é. Você consegue ter mapas dos centros, saber o que acontece dentro de cada prédio. Aí você cria soluções de acordo com os desafios. A primeira regra é fazer um diagnóstico. Ocorre que as lideranças políticas estão sempre à mercê de uma agenda de expansão, porque o mercado imobiliário quer construir mais, criar bairros novos.
– No caso de Curitiba, quais seriam as prioridades?
– É preciso combater a imagem de degradação urbana. Fiz uma caminhada pelo Centro de Curitiba e observei muitas lojas fechadas. Seria fácil para a prefeitura se reunir com comerciantes, associações, donos de imóveis e perguntar o que está acontecendo – tudo começa com uma pergunta. E a gente fala de aumentar a oferta residencial, mas é um trabalho de oferta e de demanda: as pessoas tem que desejar o Centro, perder o preconceito com a área central. Isso tem a ver com a imagem urbana: você não pode achar o entorno inseguro, vazio. O que traz segurança é gente. A primeira fase é atrair mais ocupação do comércio, seguido de estímulo à moradia. Isso dá certo.
#OCentroDeCuritiba
#Entrevista
#Urbanismo
#Cidades
#SmartCities
#Retrofit



