O Centro de Curitiba

O MIS NA CADEIA

O Museu da Imagem e do Som do Paraná está se expandindo e o novo espaço não poderia ser mais cinematográfico: as celas do antigo Centro de Triagem da Polícia Civil, na rua Barão do Rio Branco – ao lado da histórica sede do MIS, o Palácio da Liberdade. A população carcerária já foi realocada para outras unidades e espaço desocupado aumentará em 3.561 m² a área do museu.

A prioridade, de acordo com a diretora Mirele Camargo, é utilizar o espaço para uma melhor alocação e maior expansão do acervo, reformas e criação de laboratórios, fortalecimento do setor educativo e do departamento de criação. As reformas pretendem expandir o espaço expositivo do Palácio da Liberdade com uma mostra permanente voltada à história do local, contendo registros, documentações e testemunhos históricos que resgatem a importância desse patrimônio para o Paraná.

O projeto prevê a transformação da antiga sala de visitas aos encarcerados em uma sala pública de cinema (📷 3, 4 e 5).

Criado em fevereiro de 1969, o Museu da Imagem e do Som do Paraná é o segundo mais antigo do gênero no Brasil e tem como principal finalidade preservar, conservar e fomentar a memória audiovisual do Estado.

 ____________________________________________________________________________________

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Threads