
Se o MON é o queridinho dos turistas e fotógrafos, o @museuparanaense, no Alto São Francisco, é a grande estrela museal do Centro de Curitiba — e está recebendo visitantes à beça neste feriadão chuvoso. Criado em 1876, o MuPa é o primeiro museu do Paraná e terceiro do Brasil, fundado por Agostinho Ermelino de Leão e José Cândido da Silva Murici. Mas apenas em 2002, após passar por seis diferentes endereços, foi transferido para este casarão de 1930 (que já foi também sede do Governo do Estado e do Tribunal Regional do Paraná). Destino melhor para o imóvel não poderia existir.
Por si só, a casa é uma atração à parte. Idealizada por Júlio Garmatter, empresário do ramo frigorífico que numa viagem à Alemanha se encantou com uma mansão e decidiu construir uma idêntica por aqui. Com aproximadamente 30 cômodos, sendo oito quartos, distribuídos em dois pavimentos, subsolo e sótão, foi a primeira residência de Curitiba cuja garagem dava acesso direto à casa.
Mas serviu pouco tempo como moradia. Em 1938, o então interventor do estado, Manoel Ribas, comprou a propriedade e ali instalou a sede do governo estadual, passando a se chamar “Palácio São Francisco”.
Além do imóvel histórico, o museu dispõe de dois anexos. A área total é de 4.700m2 com espaços para mostras temporárias e de longa duração, laboratório, auditório, biblioteca.
Fora o acervo histórico, algumas exposições em cartaz estão imperdíveis — como “Lange de Morretes: entre-paisagens”, “Ante ecos e ocos” e “Ephemera/Perpétua”. Falaremos mais nos próximos posts.
A estrutura surpreende os turistas — como Reginaldo e Cristiane Lima (📷10), que vieram de Uberlândia (MG) passar o feriado aqui. “Essa preocupação com a história a gente não vê lá na nossa cidade”, disseram a’O CENTRO.
Ver essa foto no Instagram



